quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Desbravando Discos: 40 anos de Krig-ha Bandolo

40 anos de Krig-ha Bandolo! Assim começo as "desbravuras" de meus álbuns favoritos aqui no meu blog.

Krig-ha Bandolo! (Cuidado, aí vem o inimigo). Este é o famoso grito do Tarzan nos quadrinhos e é o grito que da nome ao primeiro álbum de Raul Seixas.

O Disco Krig-ha Bandolo!, de 1973, é o primeiro álbum solo de Raul Seixas. Antes, ele teve o disco Raulzito e Os Panteras nos anos 60, e depois, ao lado de Sergio Sampaio, Míriam Batucada e Edy Star, fizeram o álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta A Sessão das Dez. Na capa de Krig-ha Bandolo!, já com a parceria de Raul Seixas e Paul Coelho, o símbolo da Sociedade Alternativa aparece na mão direita de Raul.

Um resumo histórico: A ditadura militar atingiu o seu auge nos anos 70 censurando todos os meios de comunicação, censurando músicas, torturando suspeitos da oposição e exilando artistas contrários ao regime. Em 1973, o presidente do Brasil ainda era o Médici; no mandato de Médici, além dos pontos negativos da ditadura militar, aconteceu o chamado "milagre econômico" e aparelhos de televisão e geladeira, tornaram-se comuns nas casas dos brasileiros, e em 1972, começaram as transmissões a cores na TV. 

Em 73', Raul Seixas e Paulo Coelho fizeram uma passeata pelas ruas do Rio de Janeiro cantando a música:
"Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
 E ganho quatro mil cruzeiros por mês…"
Ouro de Tolo, música que faz parte do LP Krig-ha Bandolo!, já tocava nas rádios antes mesmo do álbum ser lançado. E, é claro, como não foram anos de liberdade, a imprensa, inclusive O Jornal Nacional, exibiram, e a polícia também foi avisada.

Costumo dizer que a música Ouro de Tolo talvez seja a primeira canção de rap brasileira, ou até mesmo influenciadora, de certa forma.  Além da grande crítica cuspida na letra, a linha cantada foge totalmente da métrica da música, deixando-a, assim, o canto praticamente falado. 

Os sucessos que embalaram o disco, assim como Ouro de Tolo, também foram Metamorfose Ambulante, Mosca na Sopa, Al Capone, e Rockixe. Não preciso comentar sobre esses sucessos, não é mesmo? 

Quero comentar sobre algumas curiosidades: A faixa 4, Dentadura Postiça, se refere a Ditadura! 
"A estrela do céu
Vai cair
A noite no mar 
Vai cair
O nível do gás
Vai cair
A cinza no chão
Vai cair
Juízo final
Vai cair"
Dentadura foi a palavra que Raul encontrou mais próxima de Ditadura no dicionário. Assim a música passou pela censura.

A faixa 6, A hora do trem passar, é absolutamente linda, assim como a música How Could I Know, música que ele cantou em inglês também para passar pela censura. 
"It's been too long now
Since the latest "reb" has gone 
Who knows you'll be the next
To go down in history?"
E a que eu mais me perguntava, era sobre a primeira faixa, Good Rockin' Tonight, do rocker Roy Brown. A voz de criança, é nada mais nada menos que Raulzito cantando quando ele tinhas os seus 9 anos de idade. 

Ouçam o disco antológico completo no Youtube: 


Ficha técnica de Krig-Ha, Bandolo!
Gravadora: Philips (hoje Universal Music)
Gravado em 1973, no Rio de Janeiro
Produção de Marco Mazzola e Raul Seixas

Coordenação: Roberto Menescal
Duração: 28’56″

Um comentário: