quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Cancionista Luiz Tatit

Dentre as minhas atividades como estagiário no programa Ensaio da TV Cultura, estão as pesquisas de imagens e checagem de programa antes dele ir pro ar. Nas minhas primeiras semanas, fiz essas atividades de pós-produção e me deparei com o cancionista Luiz Tatit.



Cancionista? Luiz Tatit? 

Luiz Tatit é um músico, cancionista, compositor, professor de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e é irmão de Paulo Tatit, responsável por várias músicas infantis que todo mundo tem implantada na mente... Estou falando do grupo Palavra Cantada. 





"Caranguejo não é peixe, Caranguejo peixe é. Caranguejo só é peixe na enchente da maré"

Denomino o Tatit como cancionista, pois ele denomina o Chico, Caetano, e outros ícones da música brasileira, como cancionistas porque eles casam a palavra com a melodia com perfeição e um certo simplismo. Um músico, lê partituras e pode acabar como um compositor e instrumentista (praticamente técnico); existem os letristas, que com muita sensibilidade, conseguem fazer rimas entre os versos e os cancionistas não precisam necessariamente ler partitura, mas conseguem fazer uma letra casar com uma melodia; ou seja, um cancionista faz canção. 

Tatit estuda os signos da música popular brasileira através da semiótica. Semiótica é uma coisa muito cabeçuda, pelo menos eu acho, e não vou conseguir explicar, mas posso denominar para vocês: A semiótica é uma ciência que estuda os signos das palavras, imagens, e entre outros; é um estudo que explica os fenômenos culturais da significação. Pois é, eu disse que seria cabeçudo. 

Voltando...

Luiz e Paulo Tatit tiveram uma banda juntos com os companheiros da faculdade ECA (Escola de Comunicação e Artes da USP), no início da era de vanguarda paulistana, chamado Grupo Rumo, com composições autorais, e em paralelo, eles faziam um projeto chamado Rumo aos antigos, que foi um trabalho de resgatar músicas dos anos 40', 50'. Lançaram o seu primeiro LP em 1981.  

Os Titãs eram nove, não é? O Grupo Rumo, com a formação original, foi composto por Luiz Tatit, Ná OzzettiHélio Ziskind, Akira UenoPaulo Tatit, Ciça Tuccori, Pedro Mourão, Gal OppidoZecarlos Ribeiro, Geraldo Leite, completando 10 integrantes. Em 85', Ciça Tuccori saiu do grupo e deu lugar a mais dois, Ricardo Breim e Fábio Tagliaferri. Só perdem para a Trupe do Chá de Boldo, que são 12, não é? Para decidirem algo, eles deveriam fazer um grande tribunal. 




O Grupo Rumo se desfez no início dos anos 90'. Ná Ozzeti faz carreira solo e toca com o seu irmão Dante Ozzetti. Paulo Tatit ficou com o grupo Palavra Cantada e o Luiz seguiu solo. Nesse programa Ensaio, seu filho, Jonas Tatit, o acompanha.

Olha só a genialidade das canções de Luiz Tatit (essa é com o Grupo Rumo):



O que mais me impressionou no programa Ensaio com Luiz Tatit, foi a canção Baião de Quatro Toques, canção dele em parceria com Zé Miguel Wisnik. Ele conta que o Zé pediu pra ele escrever a música a partir dos quatro toques Beethoven: "Tam tam tam taam..."

"Não sei porque eu tô tão feliz. Vai ver que é pra esconder no fundo uma infelicidade. Pensei que fosse por aí, fiz todas terapias que tem na cidade. A conclusão veio depressa e sem nenhuma novidade, o meu problema era felicidade. Não fiquei desesperado, não, fui até bem razoável. Felicidade quando é no começo ainda é controlável"


O trecho acima, é de uma de suas canções mais conhecidas, chama-se Felicidade.




Luiz Tatit tem músicas regravadas por grandes nomes como Ney Matogrosso e Zélia Duncan; sabe aquela música Capitu que a Zelia canta? Pois então, é dele.



Assistam o programa:





Esse foi o segundo programa em que o meu nome foi creditado como estagiário de produção. 




Fontes: Programa Ensaio
Revista Brasileiros

MCD

Overmundo



17 comentários:

  1. Olá, Vinícius conhece o blog musical Musica e cafe?
    Eu sigo ele. dá uma olhada depois:
    http://casarvore.blogspot.com.br/2013/11/resenha-musical-e-divulgacao-de-blog.html

    ResponderExcluir